Aeronaves receberam novos sistemas de navegação, armamentos, comunicação tática e sensores, incluindo radar multímodo e sistema operacional
A Embraer entregou nesta quarta-feira (20) o último caça modernizado AF-1 à Marinha. No total, foram requalificadas sete aeronaves subsônicas – cinco AF-1B monoposto e dois AF-1C biposto.
O AF-1 é um avião de interceptação e ataque operado a partir de aeródromos ou de porta-aviões como vetor para a defesa aérea da esquadra. As aeronaves modernizadas da Marinha do Brasil receberam novos sistemas de navegação, armamentos, geração de energia, computadores, comunicação tática e sensores, incluindo um radar multímodo de última geração e um novo sistema operacional. Além da modernização foi realizada a revitalização da célula aumentando a vida útil de utilização das aeronaves.
A modernização propicia aos pilotos uma consciência situacional e uma familiaridade com as operações dos sistemas de uma aeronave de combate moderna, critérios imprescindíveis e relevantes para o cenário de combate. Ainda dentro do programa, foi desenvolvido um simulador de voo de alta fidelidade para que a Marinha possa treinar pilotos aumentando, assim, a segurança em suas operações.