O país é o segundo na Europa a proibir o uso do dispositivo
A França aprovou na última quinta-feira (13) uma lei que proíbe a venda e distribuição dos cigarros eletrônicos descartáveis. O dispositivo, conhecido como vape ou pod, tem sido utilizado principalmente por adolescentes no país e recebeu diversas advertências pelo risco a saúde.
A lei teve uma demora para sua aprovação por conta do alto lobby feito pela indústria do tabaco. O projeto teve que passar por uma avaliação da Comissão Europeia, que recomendou que os cigarros eletrônicos recarregáveis possam continuar sendo vendidos.
Com esta regra, a França passa a ser o segundo país europeu a proibir a venda do dispositivo, logo após a Bélgica. O Reino Unido pretende também proibir o produto até junho.
Uma pesquisa feita pela Aliança Contra o Tabaco mostrou que 15% dos adolescentes franceses de 13 a 16 anos já haviam feito uso dos vapes descartáveis e que 47% passaram a consumir cigarros convencionais. Os dispositivos trazem aromas de sabores, como menta e morango, o que aumenta a dependência.