Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Nasal contra depressão; banco de saúde revolucionário; pneumonia na Europa

Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas

Spray nasal combate a depressão resistente

O Spravato é aprovado pela Anvisa para o tratamento de depressão resistente, que é quando a doença não responde a pelo menos dois antidepressivos diferentes. De acordo com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), um terço das pessoas com depressão não melhora mesmo após mais de um tratamento. Mesmo considerado bastante promissor, o preço do remédio ainda é uma barreira para acessá-lo: o spray é vendido por até R$ 2.329,32, segundo dados da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).

Reino Unido Biobank: um tesouro de dados de saúde

O Reino Unido Biobank é um banco de dados de saúde de grande escala que contém informações detalhadas sobre meio milhão de indivíduos. Os dados do banco de dados são coletados por meio de entrevistas, questionários, exames físicos e análises genéticas. Os dados do Reino Unido Biobank estão sendo usados para pesquisa em uma ampla gama de doenças, incluindo câncer, doença cardíaca, diabetes e demência. Os dados do banco de dados já produziram resultados significativos, como a descoberta de um gene que protege contra a obesidade e o diabetes.

O que MONEY REPORT publicou



Pneumonia misteriosa aumenta na Europa

O surto de pneumonia causado pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, que tem atingido inúmeras crianças na China, teve os primeiros casos registrados na Europa. Na Dinamarca, por exemplo, 541 casos foram notificados na última semana, o triplo do registrado em outubro deste ano. Segundo o instituto de pesquisa em saúde Statens Serum Institute (SSI), as infecções pela bactéria atingiram níveis “epidêmicos” em solo dinamarquês. A informação é baseada nos diagnósticos feitos pelo Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas (Cidrap).



HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral

Dados apresentados na quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde revelam que 1 milhão de pessoas viviam com HIV no Brasil em 2022. Desse total, 90% (900 mil) foram diagnosticadas, 81% (731 mil) das que têm diagnóstico estão em tratamento antirretroviral e 95% (695 mil) de quem está em tratamento antirretroviral têm carga indetectável do vírus. 

App que incentiva doação de sangue já pode ser baixado

O aplicativo Hemovida, que tem como proposta valorizar a doação voluntária de sangue e facilitar a captação de doadores, está disponível para download. A plataforma está integrada ao ConecteSUS e permite localizar a rede de saúde mais próxima e baixar a carteira do doador, onde consta o tipo sanguíneo e a data da última doação. Em nota, o Ministério da Saúde destacou que a plataforma é gratuita e tem potencial para se tornar uma ponte entre os hemocentros da rede pública e possíveis doadores. “O aplicativo desempenha importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, avaliou a pasta.  

Mais Médicos terão 28 mil profissionais em campo até o fim do ano

Esta semana, cerca de 3,5 mil médicos concluem o curso de capacitação para trabalhar no Programa Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, esta é a maior turma em formação desde o lançamento do programa há 10 anos. Com a retomada da iniciativa, no primeiro semestre, foram 34 mil pedidos de inscrição, o maior número da história. O ministério acredita que, até o fim deste ano, 28 mil profissionais estarão atuando nos municípios. Atualmente, 20 mil estão alocados.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.