Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Gripe longa; cigarro eletrônico; dengue e zika

Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas

Estudo descobre que pacientes com gripe correm maior risco de doença a longo prazo

Uma pesquisa, publicada no Lancet Infectious Diseases, que pessoas hospitalizadas com gripe tem maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde a longo prazo, semelhantes àqueles com Covid longa.

Embora os sintomas associados a essa “gripe longa” pareçam estar mais focados nos pulmões, há risco de morte e incapacidade nos meses após a infecção do que nos primeiros 30 dias. Foram analisados registros médicos de 81.280 pacientes dos EUA que foram hospitalizados com Covid e 10.985 que foram hospitalizados com gripe sazonal.

OMS recomenda proibição dos sabores de cigarro eletrônico

A Organização Mundial da Saúde recomendou que os governos tratem de cigarros eletrônicos da mesma forma com que tratam os de tabaco e que proíbam todos os sabores.

As recomendações incluem regulamentação, tributação e maior fiscalização para reduzir o uso do produto. A organização também frisou que não há provas suficientes de que os vapes ajudem os fumantes a deixar de fumar, acrescentou que eles são prejudiciais à saúde e que podem levar à dependência da nicotina entre os não fumantes, especialmente crianças e jovens.

O que MONEY REPORT publicou

Lula diz que quem divulga fake news deve ser criminalizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criminalização de quem dissemina informações falsas sobre a segurança e efetividade de vacinas. “É necessário criminalizar a pessoa que está contando mentiras sobre uma questão tão importante que é a gente vacinar o povo brasileiro, sobretudo as crianças”, disse durante o programa semanal Conversa com o Presidente.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que também participou da gravação, contou que o governo criou a iniciativa interministerial Saúde com Ciência para combater as fake news e responder de maneira preventiva aos efeitos negativos das redes de disseminação de desinformação. A proposta faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil.

Vacinação contra a gripe é prorrogada na Região Norte até fevereiro

O Ministério da Saúde vai prorrogar a vacinação contra a gripe na Região Norte. A ação, que encerraria na última sexta-feira (15), será estendida até 29 de fevereiro de 2024 nos sete estados da região: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O objetivo é imunizar o público-alvo para enfrentar o inverno amazônico, período com maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.

A pasta enviou 7 milhões de doses da vacina influenza trivalente e a estimativa é que 6,6 milhões de pessoas sejam imunizadas. Foram aplicadas 717 mil doses nos setes estados. 

Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika

Os riscos apresentados pelas mudanças climáticas no Brasil podem levar à proliferação de vetores, como o mosquito Aedes aegypti e, em consequência, ao agravamento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. O alerta é de levantamento na área da saúde feito pela plataforma AdaptaBrasil, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As projeções indicam também expansão da malária, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral.

Projeto Lean nas Emergências conseguem reduzir superlotação de hospitais em 28%

Pacientes em macas improvisadas pelos corredores e outros esperando por atendimento médico. Essa é a realidade da maioria das emergências dos hospitais públicos brasileiros. Desde 2017, um projeto leva novas práticas para desafogar os prontos-socorros.  

Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou o projeto Lean nas Emergências, feito em parceria com os hospitais Sírio-Libanês (SP),  Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento (RS), aponta para queda de 28% na superlotação e mais de 30% no tempo de permanência dos pacientes (internados e não internados) em 72 hospitais públicos e filantrópicos, de 26 estados.  

O termo lean, do inglês, significa produzir com a máxima eficiência e qualidade, sem desperdício. A estratégia de gestão é bastante aplicada em diversos setores econômicos, grandes empresas, como na indústria automotiva, e até mesmo em startups. O projeto chega com o intuito de mudar a operação e o fluxo das unidades de saúde para melhor atender os pacientes em situação emergencial.  

Casos de covid-19 aumentam em estados do Nordeste

Os estados do Nordeste registraram aumento de casos de covid-19, entre os dias 3 e 9 deste mês, período referente à Semana Epidemiológica (SE) 49, conforme indicam dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 11 de dezembro.

A Bahia foi o primeiro estado a anotar a elevação dos registros recentes na região, verifica um recuo nos casos, mas ainda mantém crescimento nas novas ocorrências. Embora tenha registrado crescimento depois de outros estados da região, no Ceará, os casos aumentam semana a semana. Os estados do Maranhão, da Paraíba e de Pernambuco estão com sinal inicial de aumento recente nos casos, principalmente em pessoas de idade avançada.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.