Atual governador abre 22 pontos percentuais de vantagem sobre o ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (12) aponta que o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo (à esquerda), lidera a disputa estadual no cenário estimulado, com 22 pontos percentuais de vantagem sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do PSD (à direita). No levantamento espontâneo, Zema lidera com 11 pontos de Kalil. Indecisos somam 72%.



2° Turno
Em um provável cenário de 2° turno, Zema venceria Kalil com 26 pontos de vantagem. Sem o ex-prefeito de Belo Horizonte no páreo, o atual mandatário chegaria a 62 pontos contra 18 do senador Carlos Viana (PL).

Senado
O deputado federal Cleitinho Azevedo (PSC) lidera com folga a corrida ao Senado, seguido pelo senador Alexandre Silveira (PSD) e da professora Sara Azevedo (Psol). O vereador Bruno Miranda (PDT) e o deputado federal Marcelo Aro (PP) completam a lista. No levantamento espontâneo, apenas Cleitinho pontua 3%. Indecisos somam 90%.


Presidente
Também foram apresentados aos eleitores mineiros as opções para a disputa presidencial. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem nove pontos percentuais de vantagem sobre o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) completam a lista. Na espontânea, Lula tem cinco pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro. Já em um provável 2° turno, o petista abre 12 pontos. Brancos e nulos somam 10% e indecisos 4%.



Metodologia
O levantamento ouviu 2 mil pessoas, face a face, entre os dias 6 e 9 de agosto. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-09990/2022 e BR-08299/2022.