PATROCINADORES

XP/Ipespe: Bolsonaro lidera, mas Haddad, Ciro e Alckmin levam vantagem no 2º turno

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (28) mostra que, se as eleições fossem hoje, o segundo turno seria entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Na comparação com o levantamento anterior, o candidato do PSL permaneceu com 28% das intenções de voto. O petista saltou de 16% para 21%.

Em terceiro aparece Ciro Gomes (PDT), que manteve os 11% da semana passada. Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou positivamente dentro da margem de erro – de 7% para 8%. Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 5%.

João Amoêdo (Novo) tem 3%; Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), 2%; e Cabo Daciolo (Patriota), 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos, nulos e indecisos somaram 17%.

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro está em desvantagem nas disputas contra Haddad (43% x 39%), Ciro (43% x 35%) e Alckmin (41% x 38%). O candidato do PSL aparece à frente apenas de Marina (39% x 35%).

A pesquisa também avaliou pela primeira vez um eventual confronto entre Haddad e Alckmin. O tucano leva vantagem sobre o petista (38% x 35%).

Marina tem a maior rejeição entre os presidenciáveis (68%). Em seguida aparecem Alckmin (61%), Haddad (60%) e Bolsonaro (60%).

O levantamento, feito por telefone entre os dias 24 e 26 de setembro, ouviu 2.000 pessoas de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Por que é importante

A pesquisa ainda não reflete as mais recentes declarações polêmicas do general Hamilton Mourão, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro, nem as reportagens do jornal Folha de S. Paulo e da revista Veja envolvendo o candidato do PSL e a ex-mulher dele

Quem ganha

Bolsonaro e Haddad, que hoje fariam o segundo turno

Quem perde

Ciro, Alckmin e Marina, que não conseguem decolar nas pesquisas

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 9 =

Pergunte para a

Mônica.