Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nenhum comentário

XP/Ipespe: Bolsonaro chega a 41% dos votos válidos; Haddad tem 25%

XP/Ipespe: Bolsonaro chega a 41% dos votos válidos; Haddad tem 25%

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (5) mostra que Jair Bolsonaro ampliou sua vantagem na liderança da corrida presidencial. O candidato do PSL saltou de 28% para 36%. Se a eleição fosse hoje, ele disputaria o segundo turno contra Fernando Haddad. O petista oscilou positivamente dentro da margem de erro de 21% para 22%.

Levando em conta apenas os votos válidos (desconsiderando votos em branco, nulos e eleitores indecisos), o levantamento indica uma possibilidade de Bolsonaro liquidar a fatura já no 1º turno. O deputado alcançou 41%. Haddad aparece em seguida com 25%. No eventual segundo turno entre os dois, a disputa está equilibrada, com o presidenciável do PSL numericamente à frente do petista (43% x 42%).

Demais candidatos

Na pesquisa estimulada, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro. Ele manteve os 11% do levantamento anterior. Geraldo Alckmin (PSDB) caiu 1 ponto percentual – de 8% para 7%. Marina Silva (Rede) tem 4%; João Amoêdo (Novo), 3%; Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), 2%; e Cabo Daciolo (Patriota), 1%. Os outros candidatos não pontuaram. Brancos, nulos e indecisos somaram 12%.

Nos outros cenários de segunto turno testados, Bolsonaro aparece atrás de Ciro (44% x 39%) e Alckmin (44% x 42%). O tucano levam vantagem na disputa contra Haddad (40% x 36%). O pedetista aparece na dianteira contra Alckmin (36% x 33%).

A pesquisa ouviou 2.000 pessoas em todas as regiões do país entre 3 e 4 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Clique aqui para conferir a íntegra da pesquisa.

Por que é importante
O levantamento mostra uma real possibilidade de Jair Bolsonaro ser eleito no primeiro turno
Quem ganha
O candidato do PSL, que busca atrair na reta final o voto do eleitorado que se diz antipetista
Quem perde
Alckmin e Marina, que vêm perdendo relevância a cada pesquisa

Envie seu comentário

2 × dois =