Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

UE enfrenta disputa sobre Gibraltar antes de cúpula do Brexit

BRUXELAS (Reuters) – Os negociadores da União Europeia se reúnem nesta sexta-feira para tentar vencer o último obstáculo antes de uma cúpula no domingo na qual esperam chancelar o acordo do Brexit, mas objeções de última hora da Espanha a respeito de Gibraltar podem fazer com que o texto final fique pronto só no último minuto.

Quatro meses antes de o Reino Unido deixar a UE, o tratado legal sobre a separação e a declaração política sobre os laços futuros entre os dois lados estão prontos para serem aprovados pela primeira-ministra britânica, Theresa May, e os líderes dos 27 países remanescentes no bloco após o Brexit.

No entanto, a Espanha pediu mudanças no tratado de separação e na declaração sobre um novo relacionamento entre o Reino Unido e a UE para que fique claro que qualquer decisão sobre o território britânico disputado de Gibraltar será tomada em conversas diretas com Madri.

Na quinta-feira o premiê espanhol, Pedro Sánchez, disse que seu país vetará o esboço de acordo sobre a desfiliação britânica se alterações não forem feitas.

“Após minha conversa com Theresa May, nossas posições continuam distantes. Meu governo sempre defenderá os interesses da Espanha. Se não houver mudanças, vetaremos o Brexit”, tuitou Sánchez.

Gibraltar trabalhou com a Espanha para chegar a um entendimento sobre seu lugar no pacto de separação do Brexit, disse seu ministro-chefe nesta sexta-feira, acrescentando que qualquer revisão do lugar do enclave no acordo reabriria todo o pacto a uma renegociação.

“Trabalhamos muito duro e de fato chegamos a um acordo com colegas espanhóis a respeito do papel de Gibraltar no processo de saída… de boa fé, trabalhos juntos e resolvemos”, disse Fabian Picardo à rádio BBC, acrescentando que Madri não precisa usar um “veto” para levar Gibraltar à mesa de negociação.

“Se o acordo for aberto a uma vírgula ou um ponto final sobre Gibraltar, será reaberto para qualquer uma das outras questões”, acrescentou.

Pelas regras da UE, o tratado de desfiliação é adotado por uma maioria qualificada, não uma unanimidade, por isso um único Estado não pode bloqueá-lo, mas os líderes do bloco buscam uma união sobre o tema politicamente delicado.

O pacote do Brexit enfrenta uma oposição veemente no Parlamento britânico, que precisa aprová-lo em votação para que ele entre em vigor. Em caso contrário o Reino Unido corre o risco de se desligar do bloco em 29 de março de 2019 sem um acordo para mitigar os entraves econômicos.

Determinados a não permitir qualquer reformulação de qualquer um dos dois textos, o que ameaçaria o processo frágil, os países da UE propuseram tratar da reivindicação espanhola em um comunicado separado dos 27 líderes no domingo que não seria parte das negociações com Londres.

(Por Gabriela Baczynska)

tagreuters.com2018binary_LYNXNPEEAM0QY-VIEWIMAGE

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.