O Ibovespa abriu o ano nesta segunda-feira (2) com forte queda de 3,06%, aos 106.376 pontos. Apesar da queda sensível, o desempenho ficou abaixo do patamar de 19 de dezembro (104.759), quando a possibilidade era de declínio até mais agressivo. O desempenho foi um reflexo previsível da cautela do mercado com as primeiras iniciativas do governo Lula, que logo de saída anunciou a retirada das estatais Petrobras, Correios e PPSA do programa de privatizações. Isenções também foram revertidas por decreto. Em compensação, o Fundo Amazônia foi reativado, demonstrando boa vontade internacional com novo governo. O dólar abriu o ano em alta de 1,51%, cotado a R$ 5,36 no fechamento.
Os melhores desempenhos foram da Meliúz (3,39%) e Suzano (1,53%). As baixas maiores baixas, São Martinho (11,39%) e Grupo Soma (-8,78%). Das cinco mais negociadas, quatro apresentaram retração: preferenciais da Petrobras (-6,45%), Vale (0,59%), preferenciais do Itaú Unibanco (-1,98%), B3 (-7,27%) e Banco do Brasil (-4,23%). O volume negociado atingiu R$ 15,48 bilhões
