Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Pompeo diz que nova cúpula Trump-Kim deve acontecer na Ásia em fevereiro

WASHINGTON (Reuters) – O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse na quarta-feira que está enviando uma equipe para se encarregar dos preparativos para a próxima cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, que acontecerá em algum lugar da Ásia no final de fevereiro.

Em entrevista à Fox News, Pompeo disse que os norte-coreanos concordaram em realizar a segunda reunião dos dois líderes nesta ocasião. “Nós a faremos em algum lugar da Ásia”, disse.

“Estou enviando uma equipe para lá. Eles estão seguindo para lá agora para assentar as fundações do que espero que será um passo adicional substancial rumo ao caminho não somente da desnuclearização da península, mas de um futuro mais brilhante para o povo norte-coreano”, afirmou Pompeo.

O secretário não identificou o local da cúpula. Na semana passada o Vietnã disse que não foi informado de nenhuma ocasião ou local para uma possível cúpula Trump-Kim, mas que confia em sua capacidade de sediar tal encontro.

Há duas semanas, autoridades e diplomatas disseram que o Vietnã está disposto a sediar a cúpula, e duas fontes disseram à Reuters que Hanói se prepara para uma visita de Estado de Kim.

Cingapura, onde Trump e Kim se encontraram em junho, e Bancoc também foram mencionadas como possibilidades para a cúpula planejada.

A cúpula de junho –a primeira entre um presidente dos EUA no exercício da função e um líder norte-coreano– rendeu um compromisso vago de Kim de desnuclearizar a península coreana, mas ele ainda não adotou o que Washington vê como medidas concretas nesta direção.

(Por Mohammad Zargham)

tagreuters.com2019binary_LYNXNPEF0U0RO-VIEWIMAGE

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.