PATROCINADORES

PIB da OCDE acelera a 0,4% no 1º tri

Da redação
21 de maio de 2026
Alta foi puxada por avanços nos Estados Unidos, Reino Unido e Japão, enquanto França ficou estagnada e Itália perdeu ritmo

O Produto Interno Bruto (PIB) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2026, segundo estimativa preliminar divulgada nesta quinta-feira (21). O resultado representa aceleração em relação ao avanço de 0,2% registrado nos três meses anteriores.

O desempenho, no entanto, foi desigual entre os países-membros. Dos 28 integrantes com dados disponíveis, 20 registraram expansão, dois ficaram estagnados e seis tiveram retração no período.

Entre as economias do G7, o Reino Unido passou de alta de 0,2% no quarto trimestre de 2025 para crescimento de 0,6% nos primeiros três meses deste ano. Segundo a OCDE, o avanço foi impulsionado pelo consumo privado e pelos gastos públicos.

Nos Estados Unidos, o PIB acelerou de 0,1% para 0,5%, com contribuição da recuperação do consumo do governo, das exportações e dos investimentos. O Japão também ganhou ritmo, com alta de 0,5%, ante 0,2% no trimestre anterior. A Alemanha avançou de 0,2% para 0,3%.

O Canadá voltou ao campo positivo, com crescimento de 0,4%, depois de registrar contração de 0,2% no fim de 2025.

Na direção contrária, a França ficou estagnada no primeiro trimestre, após crescer 0,2% no período anterior. O resultado foi pressionado por quedas no consumo privado, nos investimentos e nas exportações. Já a Itália desacelerou de 0,3% para 0,1%, em meio à fraqueza da demanda doméstica.

Entre os demais países da OCDE, a Coreia do Sul teve a maior expansão trimestral, de 1,7%, seguida por Finlândia, com 0,9%, e Hungria e Suíça, ambas com 0,8%. A Irlanda registrou a maior queda, de 2%, seguida por Israel e México, com retração de 0,8% cada.

Na comparação anual, o PIB da OCDE cresceu 1,8% no primeiro trimestre, acima da alta de 1,7% observada no trimestre anterior. Entre as economias do G7, os Estados Unidos tiveram o maior avanço em 12 meses, de 2,7%, enquanto a Alemanha registrou o menor crescimento, de 0,3%.

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve