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Mais de 60% dos internautas brasileiros usam serviços públicos digitais

Dois anos após o lançamento do Portal Gov.br, 62% dos internautas brasileiros já utilizaram os serviços públicos digitalizados do governo federal. A página reúne 81 portais de governo e conta com 84 milhões de cadastrados, contra 134 milhões de usuários ativos de internet. Os índices foram divulgados pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

O portal oferece 3.961 serviços públicos. Destes, 62,6% são totalmente digitalizados, 15,7% parcialmente digitais (que requerem entrega física de documentos ou comparecimento presencial em alguma etapa) e 21,7% não digitalizados (com o usuário apenas dando entrada no serviço e cumprindo as demais etapas presencialmente).

De acordo com a Estratégia de Governo Digital, a meta é alcançar 100% de digitalização dos serviços públicos federais até o final de 2022. Em outubro, o governo tinha atingido a meta de mil serviços digitalizados, antecipando em quase dois meses o cronograma.

Na avaliação do Ministério da Economia, o grande diferencial do Portal Gov.br consiste no uso de apenas um login e uma senha para acessar quaisquer serviços públicos federais. Dessa forma, o cidadão pode entrar no Meu INSS, na carteira de trabalho digital e na carteira digital de trânsito por meio de uma única credencial.

(Agência Brasil)

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