Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Futuro ministro da Defesa diz que intervenção no RJ está alinhada para terminar neste ano

BRASÍLIA (Reuters) – O general da reserva do Exército Fernando Azevedo e Silva, que comandará o Ministério da Defesa no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, disse nesta quarta-feira que o que está alinhado no momento é que a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro termina no final deste ano e que uma eventual permanência das Forças Armadas será estudada a partir de janeiro.

“O que está alinhado é a permanência das Forças até 31 de dezembro (no Rio de Janeiro). É o que está regulamentado”, disse o futuro ministro a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do gabinete de transição para o futuro governo.

Ao ser lembrado que o governador eleito do Rio, Wilson Witzel, tem pedido a continuidade das tropas no Estado, Azevedo e Silva disse que existem dois caminhos para que elas continuem no Estado e que isso será estudado a partir de janeiro.

“Tem duas formas. A intervenção termina em 31 de dezembro, o que ele pode solicitar –e ele não solicitou ainda– é uma manutenção da GLO (garantia da lei e da ordem)”, disse.

“A partir de 1º de janeiro vamos estudar”, afirmou ele, quando indagado qual será a resposta se Witzel fizer a solicitação. “Vou entrar em uma fase de transição agora com o atual ministro da Defesa, general Silva e Luna, que está viajando.”

Na entrevista, Azevedo e Silva também anunciou que o general Edson Leal Pujol assumirá o comando do Exército no novo governo, enquanto o comando da Marinha ficará a cargo do almirante Ilques Barbosa Junior e a Força Aérea Brasileira (FAB) será comandada pelo brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez.

O futuro ministro disse ainda que está tomando pé da situação da pasta, mas que já tem conhecimento profundo do ministério por ter ocupado a função de chefe do Estado Maior das Forças Armadas. Ele afirmou que sua principal prioridade será a manutenção dos projetos das Forças que estão em andamento.

(Reportagem de Ricardo Brito)

tagreuters.com2018binary_LYNXNPEEAK1HX-VIEWIMAGE

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.