PATROCINADORES

Chuva pode levar mais problemas a afetados por incêndio na Califórnia

Por Terray Sylvester

CHICO, EUA (Reuters) – Milhares de pessoas deslocadas pelo incêndio mais destrutivo da Califórnia, inclusive centenas vivendo em tendas e carros, enfrentarão fortes chuvas na próxima semana, o que pode causar enchentes e deslizamentos de terra perigosos, ao mesmo tempo em que ajudaria a apagar as chamas.

Pelo menos 300 pessoas que fugiram do incêndio estavam abrigadas na sexta-feira em um estacionamento de um Walmart em Chico, cerca de 24 quilômetros a oeste de onde as chamas consumiram a cidade de Paradise, em 8 de novembro. O local é vulnerável a enchentes.

Mais de 1 mil estão desaparecidas, de acordo com a polícia. Os restos mortais de pelo menos 71 pessoas foram identificados até agora.

Uma tempestade deve aparecer na próxima semana, e as autoridades estão pedindo que as pessoas abandonem o estacionamento do Walmart por volta da tarde de domingo, disse Bryan May, porta-voz do Escritório de Serviços Emergenciais da Califórnia.

Encostas que foram queimadas pelo incêndio correm o risco de deslizamentos de terra quando chover, dizem especialistas. As chamas queimam a vegetação que mantém o solo no lugar e produzem uma camada de cera na terra que impede a água de penetrar mais do que algumas polegadas no chão.

(Por Terray Sylvester; reportagem adicional de Alex Dobuzinskis)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 5 =

Pergunte para a

Mônica.