Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Trump proibiu Moraes de movimentar dinheiro em 123 países?

Circula nas redes sociais a informação que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu uma ordem proibindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de realizar transferências internacionais em 123 países. No entanto, essa afirmação é completamente falsa. Não há nenhum ato ou legislação assinada por Trump com esse teor. E sequer o presidente americano teria autoridade para interferir diretamente na legislação de outros países. Tampouco há indícios que Moraes teria dinheiro em contas no exterior – sendo elas legais ou ilegais.

As postagens enganosas ganharam destaque nas plataformas Instagram, Facebook e Threads, acumulando centenas de curtidas e compartilhamentos.

A malícia está na mistura de informações reais e falsas. O fato é que o Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou um projeto para barrar a entrada ou deportação de estrangeiros que infrinjam o direito de liberdade de expressão dos cidadãos americanos. Algo vago e que pode ser alvo de interpretações conflitantes. No entanto, o texto ainda precisa ser votado pelo plenário Congresso. Mesmo assim, não há menção sobre qualquer restrição à transferências internacionais.

O que o projeto em questão propõe é a proibição de entrada ou deportação de “agentes estrangeiros” que pratiquem censura em solo americano. Embora a norma não cite Moraes diretamente, se basearia em medidas que o ministro tomou no Brasil ao suspender o acesso às plataformas X (antigo Twitter), no ano passado, e Rumble. Tanto que esse ponto é citado autor do projeto, o deputado republicano Darrell Issa.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.