PATROCINADORES

Troféu “Jabuticaba da Semana”

Máquina substituindo o homem? Não nos estacionamentos do Rio de Janeiro.

MONEY REPORT lança a partir desta segunda-feira (11) a série “Jabuticaba da Semana”, que irá abordar iniciativas esdrúxulas só encontradas em um país como o Brasil – daí o nome em homenagem à fruta que prefere o solo brasileiro para florescer.

O primeiro exemplo mostra que nem sempre a classe política está de acordo como o princípio de que a tecnologia precisa ser aperfeiçoada para trazer comodidade aos consumidores e aumentar a eficiência na prestação de serviços. No Brasil, os responsáveis pela criação das leis sempre arrumam um jeitinho de travar a inovação, além de aumentar os custos aos empresários e ameaçá-los com punição.

Na última semana, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão o projeto de lei do deputado Rosenverg Reis (MDB) que determina que estacionamentos pagos ofereçam, em números iguais, máquinas automáticas e funcionários para receber o pagamento.

No texto, Reis, que é empresário, justifica que é comum a substituição de pessoas por máquinas nos estabelecimentos desse tipo, o que elimina postos de trabalho. “O estacionamento não pode visar exclusivamente à obtenção de lucro, mas precisa, principalmente, visar o bem comum, o interesse público”, justifica. Em caso de descumprimento da norma, o infrator poderá ser multado.

A proposta ainda precisa ser analisada em segundo turno e, se aprovada novamente, segue para a sanção do governador. Mesmo com o caráter populista de preservar empregos, a medida não é garantia de que isso irá ocorrer. Pelo contrário, o mais provável é que os empresários deixem de aplicar dinheiro em inovação para não arcar com custos de funcionários extras.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.