Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Surtos pontuais dificultam contenção da pandemia

A retomada das atividades em países cuja curva de contágio da covid-19 está em queda não se dará sem obstáculos e, certamente, recuos. Considerada exemplar na contenção da pandemia, a Coreia do Sul reabriu a economia, mas já lida com um surto localizado que se espalhou a partir de boates de Seul. Cerca de 5,5 mil pessoas terão que ser rastreadas e monitoradas.

Em Wuhan, no centro da China, onde a pandemia irrompeu, ocorreram cinco novas infecções em uma área residencial. A região saiu do lockdown há um mês. Em Shulan, cidade de 670 mil habitantes no nordeste do país, as autoridades proibiram viagens e decretaram novo confinamento após três novos casos terem sido confirmados.

Na França, o início da retomada gradual das atividades foi confuso e perigoso. Em Paris, os trens circularam atrasados, lotados e sem ampla adesão ao uso de máscaras. Mesmo com restrições sociais, a Rússia relatou um número recorde de novos casos em um dia. Há a suspeita que um novo surto esteja para explodir em países do centro e do leste europeu.

Na Alemanha, houve aumento do número de casos desde sábado (9), após seis dias de queda e início de relaxamento nas restrições de circulação. As autoridades sanitárias alemãs lançaram um alerta nesta segunda-feira (11) que afirma ser necessário “observar com muita atenção o desenrolar dos acontecimentos nos próximos dias”. Segundo o Instituto Robert Koch, que coordena os esforços no país, ainda não é possível dizer se “a tendência das últimas semanas de queda das novas infecções se manterá ou se haverá uma nova alta do número de casos”. A média de infecção na Alemanha estava em 0,83 na sexta-feira (8). Mas no domingo (10) subiu 1,13, indicando que, estatisticamente, cada infectado passou a doença para mais de uma pessoa.

As boas notícias vieram da Espanha, que registrou seu menor número de mortes diárias em quase dois meses. Suíça e Grécia estão afrouxando as restrições. No Reino Unido, o plano é suspender parcialmente o bloqueio, mas com a possibilidade de colocar quem veio do exterior em quarentena.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.