Ontem à noite, o Supremo Tribunal Federal divulgou nota de repúdio ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes protocolado pelo presidente Jair Bolsonaro. “[O STF] repudia […] denúncia contra um de seus integrantes por conta de decisões em inquérito chancelado pelo Plenário da Corre”, afirma a nota.
O gesto, interpretado por muitos como uma forma de retaliar a prisão do aliado governista Roberto Jefferson, foi calculado para manter a militância de Jair Bolsonaro em estado de mobilização, mas tem efeitos inócuos do ponto de vista prático. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a quem cabe julgar a iniciativa, já tratou de preparar um balde de água fria para as hostes de Bolsonaro. Ele declarou:
– Esse pedido será analisado. Eu terei muito critério nisso e sinceramente não antevejo critérios jurídicos ou políticos para impeachment de ministros do Supremo e do presidente da República. Eu vou insistir nessa tecla de que não vamos nos render a nenhuma investida para desunir o país.