Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Saúde anuncia regras para quarentena de cinco dias em assintomáticos

O período de quarentena para pacientes que não apresentarem sintomas de covid-19 foi reduzido para cinco dias, desde que apresentem teste negativo no fim. Há também a opção de completar uma semana de quarentena sem fazer o teste no final. Para aqueles com sintomas, o período anterior permanece: dez dias. O Ministério da Saúde fez o anúncio nesta segunda-feira (10).

A decisão foi tomada após reunião com integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Confira as novas regras:

  • 5 dias: vale para pacientes sem sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmico nas 24 horas anteriores. É preciso apresentar teste de RT-PCR ou de antígeno com resultado no quinto dia;
  • 7 dias: assintomáticos estarão liberados da quarentena sem necessidade de apresentar teste. Para os sintomáticos é necessário apresentar exame negativo e não ter sintomas respiratórios, febre ou usar antitérmicos nas 24 horas anteriores;
  • 10 dias: para aqueles que apresentarem sintomas e teste positivo no sétimo dia de isolamento.

Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no quinto dia, deverá ser mantido isolado até completar dez dias. Todos os pacientes devem manter as recomendações sanitárias — evitar aglomerações e viagens, usar máscara e higienizar as mãos — até o décimo dia.

As novas diretrizes constarão na nova versão do “Guia de Recomendações – Isolamento Domiciliar”, elaborado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid). O documento deve estar disponível on-line na terça-feira (11).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.