PATROCINADORES

Ricardo Salles: “Meio ambiente não é pauta só da esquerda”

Em evento realizado nesta sexta-feira (1) por MONEY REPORT, em São Paulo, o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) falou sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro, o vazamento de óleo no Nordeste, a questão ambiental no país e também sobre sua situação no partido NOVO após ter a filiação suspensa. Confira os principais trechos:

Governo Bolsonaro

“O presidente Jair Bolsonaro está fazendo justamente aquilo que prometeu. Não tem estelionato eleitoral. O Brasil é um país complexo, com um regulamento jurídico complexo. Estamos trabalhando para simplificar isso e favorecer o desenvolvimento econômico do país. Não tem tempo para experimentos. O papel do governo Bolsonaro é resolver os problemas.”

Vazamento de óleo no Nordeste

“O óleo é venezuelano, não temos dúvidas. Mas é uma situação inusitada porque não conseguimos identificar a origem. Estamos com aviões, helicópteros, navio e toda estrutura possível vasculhando o litoral nordestino, mas não achamos as manchas. É um óleo mais denso, que vem abaixo do nível da água. Ele consegue passar embaixo da barreira e atinge a costa.”

Identificação dos responsáveis

“Estamos trabalhando para isso. Não basta pegar a rota do navio que poderia ter provocado o desastre, mas saber o dia certo, hora certa. Ter a informação completa. E existem várias possibilidade sobre o que teria ocorrido. Uma delas seria a transferência de óleo de um navio para o outro. Essa operação, que é muito comum na Venezuela, é feita para escoar óleo clandestino. É feita em alto mar com o navio em movimento. Essa é uma hipótese para a origem do acidente. Outra que temos é que o vazamento pode sido de propósito. Trabalhamos também com a possibilidade de naufrágio.”

Críticas ao Greenpeace

“Essa organização tem um histórico de fazer bagunça e criar situações embaraçosas, e não ser colaborativa. Quando publiquei no Twitter uma imagem de um navio deles foi para mostrar que eles passaram pela rota do óleo que atinge o Nordeste e não fizeram nada. Estiveram no litoral brasileiro e não fizeram nada. Seguiram viagem para o Uruguai.”

Por que a questão ambiental virou uma pauta da esquerda?

“A esquerda mostrou toda sua incompetência em todos os setores nos últimos anos e foi se escorar agora na questão ambiental. Mas meio ambiente é um assunto de todos. Os países liberais cuidam melhor do ambiente e a Alemanha está aí para provar. Se você for pegar o saneamento no Brasil, é uma vergonha. A esquerda enquanto esteve no poder não se preocupou em resolver esse problema.”

Suspensão de filiação no NOVO

“O partido tem uma visão muito boa, a melhor pauta que podemos ter para o país. Mas tem problemas de governança. O (João) Amôedo se comparta como se fosse o dono do partido. Não vou dourar a pílula para esse problema que acontece.”

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 10 =

Pergunte para a

Mônica.