Petrobras, Correios, PPSA e outras devem ficar de fora do PND no mínimo até 2027
Entre a primeira leva de ações presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT determinou que novos ministros analisem quais empresas de suas pastas devem sair do Programa Nacional de Desestatização (PND). O despacho desta segunda-feira (2) foi justificado pela “necessidade de assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público ou sobre o mercado no qual está inserida a referida atividade econômica”. Na prática, o governo tira da lista grandes estatais até o próximo mandato. Porém, não está descartada a venda de ativos.
Confira:
- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT);
- Empresa Brasil de Comunicação (EBC);
- Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev);
- Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep);
- Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);
- Armazéns e os imóveis da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
- Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras);
- Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A., a Pré-Sal Petróleo (PPSA)
