A Polícia Federal (PF) cumpre dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de crime de corrupção cometido contra a Petrobras nesta quinta-feira (21). Os mandados são referentes a operação Laissez Faire, Laissez Passer, e foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná, e estão sendo cumpridos em Niterói, no Rio de Janeiro.
De acordo com a PF, o esquema ocorreu na antiga diretoria de abastecimento da estatal. As investigações constataram que um empresário usou contratos de prestação de serviços fictícios com a Petrobras para realizar pagamentos ilícitos a uma secretária da diretoria, a um ex-diretor da companhia e a um parlamentar responsável pela indicação do diretor.
A operação tem como base uma colaboração premiada de um empresário investigado. Os recursos ilícitos foram usados para bancar obras no apartamento do então diretor e para pagar mensalidades do curso universitário do filho da secretária. Teriam sido entregues quantias, em espécie, ao gabinete do parlamentar. Os nomes dos investigados não foram revelados.
(com Agência Brasil)