PATROCINADORES

Petro ao lado de Pablo Escobar é fake

MONEY REPORT escolheu como a Fake News da Semana a imagem que mostra Gustavo Petro, presidente eleito da Colômbia, ao lado do traficante Pablo Escobar (1949-1993), como afirmam postagens. Uma foto real que mostra Escobar ao lado de outras pessoas foi manipulada digitalmente para inserir o rosto de Petro. O conteúdo enganoso reuniu ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (22) e também é disseminado no WhatsApp.

A imagem do rosto de Petro foi retirada de uma foto em que ele aparece ao lado do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez (1954-2013), em julho de 1994, em Bogotá. A mesma imagem aparece nos sites La Silla Vacía e Pacifista como um registro feito pela rede colombiana de notícias Colprensa.

Foto original de Gustavo Petro com o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez

Líder do Cartel de Medellín, Pablo Escobar morreu em 2 de dezembro de 1993, morto pela Polícia Nacional, quando fugia pelos telhados de uma casa em Medellín. Seu primo Gustavo Gaviria, que também aparece na foto, morreu em 11 de agosto de 1990.

No último domingo (19), Gustavo Petro, ex-prefeito de Bogotá e ex-combatente da guerrilha M-19, venceu as eleições presidenciais da Colômbia. Ele foi eleito em segundo turno, com 50,44% dos votos válidos. Seu adversário, o empresário Rodolfo Hernández, somou 47,31%. Petro se tornou o primeiro presidente de esquerda a ser escolhido pelos colombianos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.