Document
PATROCINADORES

Pazuello convoca veterinário para o Departamento de Imunizações da Saúde

A poucos meses da possível aprovação de uma vacina contra a covid-19, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello (imagem), nomeou um veterinário para comandar o Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis. Ou seja, durante a maior crise epidêmica da história contemporânea, o profissional responsável por um orçamento de bilhões não será um médico. A nomeação do veterinário Laurício Monteiro Cruz foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31). Ele substitui Marcelo Wada, funcionário de carreira do ministério.

Formado em medicina veterinária pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste, em Goiás, e mestrado em prevenção e controle de doenças em animais pela Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília, Cruz é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal. Ele trabalhava na Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde do Governo do Distrito Federal, como especialista no controle de leishmaniose.

No novo cargo, Cruz terá importante peso no planejamento da campanha de vacinação do covid-19, assim que a imunização for aprovada. Serão definidos, por exemplo, quais grupos devem receber a vacina primeiro – no momento, o Ministério da Saúde tem sinalizado que priorizará idosos e grupos de risco. Além disso, o novo diretor do Departamento de Imunizações responderá pelo Programa Nacional de Imunizações, que não tem atingido as metas de vacinação desde 2016, nem mesmo nas vacinas infantis obrigatórias.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.