A paralisação das transportadoras de combustíveis e derivados de petróleo em Minas Gerais terminou nesta sexta-feira (22). Parados desde quinta-feira (21), o protesto atingiu 100% dos tanqueiros no estado. Cerca de 800 caminhões ficaram parados na região metropolitana de Belo Horizonte, sem nenhuma interdição de rodovias ou estacionamentos. Segundo o sindicato da categoria, a decisão de suspender foi tomada após acordo com a distribuidora.
“Após a sensibilidade das distribuidoras junto às transportadoras de combustíveis e derivados de petróleo do estado de Minas Gerais, resolvemos suspender a paralisação. Mas ainda aguardamos uma posição do governo do Estado”, disse o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes.
A condição é de estado de greve, que deve ser iniciada em 1º de novembro, caso o governo não aceite nenhuma das reivindicações da categoria. A principal é a criação de um piso mínimo do valor do frete. A segunda é a volta da aposentadoria após 25 anos de contribuição à Previdência, já que o trabalho é insalubre.