Um vídeo que circula nas redes sociais – Facebook, TikTok, Instagram e YouTube – afirma que o Papa Leão XIV teria elogiado o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) durante uma missa no Vaticano. A informação é falsa e desproposital. A gravação, apresentada com o título “Papa Leão XIV surpreende o mundo ao citar Nikolas Ferreira em discurso histórico”, não tem qualquer base fora dos campos do delírio e da fraude.
Não há registros de que Leão XIV tenha mencionado o parlamentar mineiro – nem qualquer outro do Brasil ou de outro país. Buscas nos mecanismos Google e Bing, além do Vatican News – portal oficial da Santa Sé -, não encontraram nenhuma citação a Nikolas Ferreira. A agência Lupa identificou ainda, por meio de busca reversa, que o vídeo foi publicado originalmente no YouTube com um aviso explícito de que se trata de conteúdo fictício.
Na descrição da publicação original, lê-se:
“As histórias compartilhadas neste canal são totalmente fictícias e produzidas exclusivamente para fins de entretenimento. Qualquer semelhança com pessoas, eventos ou situações da vida real é puramente coincidência e não foi planejada.”
Apesar do aviso, o material passou a ser compartilhado em outras plataformas sem o contexto de que se trata de uma obra de ficção. No TikTok, por exemplo, o vídeo foi publicado sem qualquer sinalização de que é falso e teve ampla repercussão.
Nos comentários, usuários celebraram a suposta declaração papal e aproveitaram para elogiar o deputado. “Boa, Papa. Eu sempre pensei nisso desde que conheci o Nikolas pela internet”, escreveu um internauta. Outro comentou: “Nikolas está preparado e se cercará de pessoas honestas, moralmente capazes e inteligentes”.
O mesmo padrão se repetiu nos comentários do vídeo original no YouTube, onde usuários agradeceram ao Papa pela declaração inexistente e destacaram sua “sensibilidade” ao citar o Brasil. “Sou evangélica. Sua fé e coragem ao falar do Brasil e do deputado Nikolas Ferreira mostraram que temos mais em comum do que diferenças”, publicou outra. Teve também: “Nossa gratidão ao reconhecimento do Papa Leão XIV ao Nikolas, que realmente é especial”.
Essa não é a primeira desinformação envolvendo o pontífice. Em 13 de maio, a Lupa desmentiu outro vídeo falso que alegava que o Papa havia citado o ex-presidente Jair Bolsonaro em sua primeira missa. Dias antes, em 9 de maio, circulou uma imagem gerada por inteligência artificial que mostrava Leão XIV ao lado de Donald Trump. Na terça-feira (27), outra montagem mostrava o Papa supostamente fazendo o gesto de “L” com a mão, indicando que seria simpático a Lula.
