Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Pandemia perfeita: auge do contágio com flexibilização do isolamento social

Com 5.218 novos casos e 435 mortes confirmadas na últimas 24 horas, o Brasil corre o risco de atingir o pico do contágio bem quando os moradores das principais capitais começam a ignorar as normas de isolamento social recomendadas pelas autoridades sanitárias. Essa combinação pode desencadear a pandemia perfeita. O alerta foi dado nesta quinta-feira (30), pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, que afirma que a curva de mortes está em “franca ascendência”. Para ele, é possível que o país atinja até mil mortes diárias antes de uma redução na intensidade.

Teich defende a manutenção do isolamento por enquanto e contou que o ministério prepara diretrizes de orientação para governadores e prefeitos sobre o tema. “Há cidades que nem estão com a curva caindo e têm flexibilização”, afirmou. A fim de acalmar os ânimos, o ministro afirmou que a situação de municípios e regiões metropolitanas serão examinadas individualmente.

Mesmo assim, não há uma boa perspectiva. Uma projeção do Imperial College de Londres para diversos países, apontou que o total de vítimas fatais da doença no Brasil pode quase dobrar em menos de dez dias, atingindo mais de 11 mil casos. A causa principal seria o desrespeito às normas de isolamento. Os contágios ocorrem nas ruas.

Por isso, o governo de São Paulo pretende não incluir a região metropolitana e outras cidades grandes e médias no relaxamento a ser anunciado em 8 de maio. O comércio só deve ser reaberto em municípios com menos de 30 mil habitantes, desde que se encaixem em alguns critérios estritos, como capacidade local de atendimento da rede pública de saúde, taxa de isolamento acima de 55% e não ter casos registrados em um período ainda a ser determinado. No Maranhão, onde não há mais vagas em UTIs e a população não respeitou o distanciamento, a Justiça decretou a proibição compulsória de todas as atividades não essenciais em quatro municípios da região metropolitana da capital, São Luís, até 10 de maio. É uma corrida contra o tempo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.