Document
PATROCINADORES

Opas vai auxiliar Brasil na compra de medicamentos para intubação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (3) que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), vai auxiliar o governo federal na aquisição de “kits de intubação” para pacientes com covid-19.

De acordo com o ministro, será possível repor os estoques reguladores “de tal sorte que essa operação diária que existe, de fazer o aporte desses insumos para estados e municípios, seja menos sofrida para o Ministério da Saúde, e que crie menos ansiedade na população brasileira”. Ele estimou em 10 dias a chegada dos primeiros itens.

O anúncio foi feito ao lado da diretora da Opas no Brasil, Socorro Gross, em Brasília. Eles participaram de uma videoconferência com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

A jornalistas, Gross esclareceu que a organização já possui a oferta imediata de oito dos mais de 20 medicamentos utilizados para intubação. Vencidos os trâmites de compra, esses itens podem começar a chegar em duas semanas, afirmou.

Desde o mês passado, os estoques desses insumos chegaram a níveis críticos em hospitais públicos e privados brasileiros, diante de um avanço rápido no número de internações por covid-19.

(Agência Brasil)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.