Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

O satânico Dr. Dráuzio

MONEY REPORT escolheu como a Fake News da Semana um vídeo maldosamente editado na qual o oncologista, escritor e divulgador médico Dráuzio Varela dá declarações fora de contexto aparentemente estimulando o consumo de drogas por crianças e adolescentes, além de afirmar que a capacidade de contaminação da covid-19 é pequena. A montagem denunciada pela agência checadora UOL Confere veio de dois vídeos gravados em ocasiões diferentes e se trata de uma montagem facilmente desmascarada. A postagem é de 2 agosto, teve mais de 3,6 mil reações e 955 comentários até a manhã de terça-feira (23).

Varella falou sobre o uso da maconha ao podcast “Podpah”, em 13 de julho, quando discordou da maneira como o assunto é tratado. Ele declarou: “Você mente para a criança quando está falando isso. As drogas matam. Que drogas? As drogas são completamente diferentes umas das outras. Maconha não mata. Tem que ensinar a criança dizendo assim: ‘Droga é bom’. Se não desse prazer, ninguém usava. Para que você jogaria fumaça no pulmão ou cheiraria pó se não tivesse prazer?” A afirmação é cortada no “…é bom”, quando entrab um áudio do narrador: “Esse ordinário tinha que ser preso”. Mas além da primeira da explicação cortada, o médico continuou: “Uma coisa é você ter 32 anos e fumar maconha. Outra coisa é um menino de 12, porque isso vai interferir na formação do sistema nervoso central. Isso pode ser um problema que ele pode carregar para o resto da vida. Então não podemos ser permissivos desse jeito”.

A parte sobre a covid é um assunto batido e foi publicada originalmente em 30 de janeiro de 2020, um mês antes da Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar a pandemia. Varela admitiu seu grave equívoco em 23 de março, durante o estado de calamidade, explicando que as informações iniciais não eram alarmantes e que a intenção era tranquilizar. Depois, ele assumiu uma postura a favor do distanciamento social, bloqueios, virando um crítico do governo e defensor ferrenho da vacinação, atraindo ataques de negacionistas e bolsonaristas de diversos quilates.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.