MONEY REPORT escolheu como Imagem da Semana a reunião entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na noite de domingo (19), em um restaurante da capital paulista, no primeiro encontro público após os rumores de que ambos vão compor uma chapa presidencial às eleições de 2022.
Na última semana, Alckmin deixou o PSDB e especula-se que irá para o PSB, onde poderia surgir como vice na chapa de Lula. Após o jantar, o petista afirmou que “quem vai dizer se a gente pode se juntar ou não será o meu partido e o dele”. Alckmin disse que é hora de “união” e de “grandeza política”. Dias depois de deixar o PSDB, o agora ex-adversário foi celebrado por petistas, posou para fotos e sorriu ao ouvir: “Viva o futuro vice-presidente do Brasil”.
A grande jogada possui um lado bom e outro ruim. Em um instante em que Bolsonaro valoriza a política baseada no ódio, é bom que os políticos continuem a dialogar. Como crítica há a constatação da óbvia falsa camaradagem de minuto que marca os arranjos eleitorais, reforçando a convicção que a política é o território da farsa. Fica o alerta.
