PATROCINADORES

Novo teste rápido para covid pode se tornar alternativa barata e eficaz

Estudos da Escola de Saúde Pública da Universidade de de Yae (EUA) indicam que em breve pode surgir um novo teste pela saliva que pode se tornar rápido, barato e eficaz para a detecção do novo coronavírus. O estudo foi publicado na revista científica MedRxiv. Batizado de SalivaDirect, desde 14 de julho o procedimento aguarda aprovação para uso emergencial pelos órgãos de saúde do governo americano.

Um teste barato pode se tornar uma grande arma na contenção da pandemia, já que uma das dificuldades é a testagem em larga escala das populações. Além dos custos elevados, há falta de mão de obra especializada, de reagentes químicos e de equipamentos, como a haste longa para coletar material no fundo do nariz e da garganta para o exame RT-PCR. Já os testes virais convencionais não são confiáveis e possuem custos altos.

O novo exame é indolor, não invasivo, a saliva pode ser coletada pelo próprio paciente e o resultado fica pronto em poucas horas. Apesar de parecido com o PCR, o novo teste tem um processamento menos complicado. Um nota sobre o SalivaDirect explica: “A extração de ácido nucléico é demorada e cara, e tem havido escassez mundial dos suprimentos necessários para fazê-la. Para SalivaDirect, descobrimos como pular esta etapa, tornando-o acessível a mais laboratórios”. Ainda falta uma maneira segura de preservar as amostras por longos períodos sem o emprego de reagentes caros ou refrigeração.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 5 =