PATROCINADORES

Notícias negativas afetarão o governo Bolsonaro? Confira

As notícias negativas em torno do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) terão efeito sobre a popularidade do governo do seu pai, o presidente Jair Bolsonaro? Afetarão a agenda da equipe econômica, como a votação da reforma da Previdência? Em entrevista na semana passada, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o caso de Flávio “não tem nada” a ver com o governo e que é preciso aguardar os desdobramentos das investigações antes de tirar qualquer conclusão.

Pesquisa XP/Ipesp divulgada em 17 de janeiro mostra que a popularidade do governo segue forte. Para 40% dos brasileiros, o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro está ótimo ou bom, a despeito do noticiário quente envolvendo a família presidencial. Segundo o cientista político Antônio Lavareda, a resiliência da popularidade bolsonarista é suficiente, pelo menos por enquanto, para que o governo dê início às votações de pautas econômicas. Na opinião de Lavareda, o governo não deve ser afetado tanto. “Não acredito que as votações serão prejudicadas. Neste momento, nem mesmo a esquerda, que poderia se aproveitar da situação, consegue fazer oposição suficiente, ela está fragilizada.”

A equipe econômica do governo, sob o comando do ministro da Economia, Paulo Guedes, deve enviar em breve ao Congresso o texto da reforma da Previdência. Já aguardada desde as eleições, a reforma é considerada essencial por analistas do mercado. “A votação dessa reforma já era essencial para conter o déficit previdenciário. Agora, diante de todas as notícias negativas envolvendo a família do presidente, o texto se tornou urgente”, diz Rafael Cortez, cientista político da Tendências Consultoria Integrada. Segundo Cortez, o governo precisa preencher o vácuo do noticiário com notícias positivas. “Em função do natural desgaste que o governo pode sofrer, as reformas se fazem cada vez mais necessárias. Isso o governo poderá controlar”, diz.

Enquanto as pautas econômicas do governo não surgem, outros episódios envolvendo a família Bolsonaro poderão vir à tona. Sobre isso, o governo não tem controle.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Pergunte para a

Mônica.