PATROCINADORES

No 1° turno, Lula tem 42% e Flávio Bolsonaro, 37%, aponta BTG/Nexus

Da redação
28 de setembro de 2026
Em eventual segundo turno, petista aparece com 46% contra 44% do senador. Confronto está dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 42% das intenções de voto no primeiro turno, contra 37% de Flávio Bolsonaro (PL), segundo pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (28). Na sequência aparecem Augusto Cury (Avante), com 5%, Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão), com 4% cada, além de Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP), com 1% cada. Branco, nulo ou nenhum somam 3%, enquanto 2% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula registra 41% e Flávio, 35%. Renan Santos aparece com 4%, Augusto Cury com 3% e Ronaldo Caiado com 2%. Outros nomes não chegam a 1%, enquanto 5% afirmam que votariam em branco, nulo ou não votariam e 9% não souberam responder.

No segundo turno, a disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro aparece mais próxima: 46% a 44%, respectivamente. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, o resultado configura empate técnico. Em relação à rodada anterior, Lula manteve os 46%, enquanto Flávio oscilou de 45% para 44%.

O levantamento também testou outros confrontos. Lula aparece com 46% contra 41% de Augusto Cury; marca 46% contra 42% de Ronaldo Caiado; tem 48% contra 37% de Renan Santos; e registra 48% contra 39% de Romeu Zema. Nos quatro cenários, a pesquisa aponta ainda parcelas de eleitores que declararam voto branco, nulo ou que não votariam, além dos que não souberam ou não responderam.

A pesquisa mostra que o voto está relativamente consolidado: 87% dos eleitores que escolheram um candidato no primeiro turno dizem que a decisão já está tomada e não deve mudar, enquanto 12% admitem a possibilidade de trocar de candidato. Entre essa fatia indecisa, 34% classificam como alta a chance de mudança e 26% como muito alta, enquanto 26% consideram baixa e 8%, muito baixa.

Sobre as motivações, a economia do Brasil é o principal fator, mencionada por 33% dos entrevistados entre as duas primeiras razões para a escolha, seguida pelas acusações de corrupção (29%), pela rejeição a outro candidato (27%), saúde pública (24%), educação e segurança pública (21% cada) e situação financeira pessoal (11%).

A 16ª rodada da BTG/Nexus ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 25 e 27 de setembro, em amostra nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07557/2026

Gostou do conteúdo? Inscreva-se e receba a newsletter de MONEY REPORT

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também