Áudio de palestra do X Takeover 2024 foi manipulado para atribuir simpatia inexistente
Circula nas redes sociais um vídeo falso que sugere que Elon Musk, bilionário proprietário da Tesla, da Space X e do X, declarou apoio ao empresário Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB. A gravação é, na verdade, uma manipulação.
O áudio do vídeo em questão foi dublado em português e apresenta legendas que distorcem o conteúdo original. Até quarta-feira (3), a postagem no TikTok já havia acumulado 545 mil visualizações.
No vídeo manipulado, o narrador afirma: “Conto com o apoio dos brasileiros e paulistas para que elejam Pablo Marçal. Ele é o futuro do Brasil e tem meu total apoio. Enquanto ainda quero conseguir minha candidatura à presidência no Brasil. Irei fazer campanha para Marçal porque o estado de São Paulo não pode continuar nessa situação. Precisamos de mudança. Alguém que não tem medo de mudar o sistema. Conto com os brasileiros.”
No entanto, uma análise de imagem usando Google Lens revelou que o vídeo falso utiliza trechos da transmissão ao vivo do X Takeover 2024, ocorrido 28 de julho de 2024. O evento reuniu proprietários e entusiastas da Tesla. Na ocasião, Musk discutiu tecnologia, novos modelos da empresa e o desenvolvimento de chips de inteligência artificial. Em nenhum momento do discurso ele mencionou Marçal ou as eleições municipais no Brasil. O trecho manipulado pode ser visualizado a partir de 19 minutos e 30 segundos da gravação original, disponível no canal do Tesla Owners Silicon Valley.
Além disso, as afirmações no vídeo falso contêm erros notáveis. O vídeo sugere que Musk faria campanha para Marçal em uma eleição para prefeitos e vereadores, porém cita a disputa estadual, só ocorrerá em 2026 (“o estado de São Paulo não pode continuar nessa situação”). Adicionalmente, o naturalizado norte-americano Elon Musk não pode se candidatar à Presidência do Brasil, cargo para o qual ele nunca demonstrou interesse.