PATROCINADORES

Ex-presidente transformou sua prisão em espetáculo

O ex-presidente Lula se apresentou à Polícia Federal neste sábado (7) para começar a cumprir sua condenação de doze anos e um mês de reclusão no caso do triplex do Guarujá. O petista foi até o limite para atrair todos os holofotes e transformar sua prisão em um evento midiático. O show de Lula começou na quinta-feira (5), momentos após o juiz Sérgio Moro determinar um prazo para que ele se apresentasse voluntariamente. O ex-presidente então buscou refúgio no Sindicatos dos Metalúrgicos dos ABC, em São Bernardo do Campo, seu berço político.

Na sexta-feira (6), a mensagem petista era de que Lula resistiria. Enquanto isso, a defesa buscava um habeas corpus no STJ, rejeitado posteriormente. O prazo dado por Moro venceu às 17h e pairou a dúvida sobre o que aconteceria. A Polícia Federal, para evitar possíveis conflitos, recuou e decidiu não cumprir a ordem de prisão. Nos bastidores, os advogados e aliados de Lula negociavam a rendição com as autoridades. O dia terminou e Lula passou mais uma noite dentro do sindicato sem se manifestar publicamente.

Na manhã de sábado, ele então resolveu dar as caras. Subiu em cima do palanque e participou de uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 67 anos. Logo depois, Lula fez seu último discurso para a militância. Durante 55 minutos, o petista saudou seus apoiadores em cima do palanque, relembrou sua trajetória política, criticou o juiz Sérgio Moro, os procuradores da Lava Jato e a imprensa. Ao final do comício, já sabendo que o STF havia rejeitado mais um pedido para suspender o pedido de prisão, Lula anunciou que iria cumprir à ordem de Moro.

O espetáculo terminou com o ex-presidente finalmente se entregando. O endereço de Lula agora será Curitiba (PR). Mais precisamente uma sala de 15 metros quadrados, no quarto andar da Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense.

Por que é importante

Lula é o primeiro ex-presidente preso desde a redemocratização no Brasil

Quem ganha

A Lava Jato, fortalecida com a decisão do juiz Sérgio Moro

Quem perde

Lula, com a biografia manchada pela corrupção

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + vinte =

Pergunte para a

Mônica.