PATROCINADORES

Lula tem 45% e Bolsonaro 36%, aponta Exame/Idea

Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto

De acordo com a mais recente pesquisa eleitoral promovida pela Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (23), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de votos para a eleição presidencial, enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, Simone Tebet (MDB), 3%, e André Janones (Avante), 1%.

Esta foi a primeira pesquisa do instituto sem a presença de João Doria (PSDB), que desistiu de sua candidatura há cerca de um mês, e com isso tanto Lula como Bolsonaro ganharam quatro pontos percentuais neste último levantamento.

Segundo o fundador do Ideia, Maurício Moura, o crescimento de Lula no primeiro turno pode levar a uma definição da eleição. “Há um movimento positivo para o ex-presidente Lula em termos de comparação com o Bolsonaro, mas o mais importante disso é que vemos uma possibilidade maior da eleição acabar no primeiro turno”, afirma.

Este cenário é referente ao primeiro turno das eleições e numa pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Confira:

Segundo turno

No segundo turno, mais uma vez Lula e Bolsonaro melhoraram seu desempenho em relação à última pesquisa, desta vez em dois pontos percentuais. A diferença de sete pontos percentuais entre eles registrada no levantamento anterior foi mantida agora em junho. Dessa maneira, Lula ficou com 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro teve 41%.


Foram ouvidas 1.500 pessoas pelo telefone entre os dias 17 e 22  de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022 e sua margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.