O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) mantém o patamar da pesquisa nacional, com 8% de intenções de voto
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (1º) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder na disputa ao Palácio do Planalto entre os eleitores do estado de São Paulo, com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em segundo, com 30%.
O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) mantém o patamar da pesquisa nacional, com 8% de intenções de voto. Simone Tebet (MDB) chega a 3% de votos entre os paulistas. André Janones (Avante) tem 2%, seguido de Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros) e Felipe d’Avila (Novo) com 1% cada. Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Votos nulos e brancos no estado representam 9%; e 2% não sabem ou não responderam.
Maior votação de Lula
Lula tem maior intenção de voto na capital (50%) que no interior (37%) e tem maior adesão entre os jovens de 16 a 24 anos (49%), caindo para 40% entre os que tem mais de 60 anos. Entre os eleitores paulistas com ensino fundamental, o petista chega a 51% e cai para 35% entre os que têm ensino superior.
O pior padrinho político
O presidente Jair Bolsonaro segue sendo o pior padrinho político para candidatos que disputam cargos no estado de São Paulo, mostra nova pesquisa do Datafolha. Não votariam de forma alguma em um nome apoiado pelo titular do Palácio do Planalto 64% dos paulistas, enquanto 17% talvez pudessem fazê-lo. Outros 17% com certeza seguiriam a indicação e 2% não souberam opinar.
O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores de terça a quinta-feira, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.