Foi divulgado um vídeo enganoso no Facebook informando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi expulso de Portugal por uma “convocação nacional”. A publicação é de segunda (24), às 11h. No entanto, nesse dia o presidente brasileiro participava de compromissos oficiais bem documentados: o Fórum Empresarial Portugal-Brasil pela manhã e, a seguir, a entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.
O título sugere que Lula já havia sido expulso, mas no vídeo o autor menciona uma manifestação planejada para a terça (25). Mas não foi nada disso. O partido de extrema-direita Chega convocou um protesto contra a presença de Lula no parlamento português. A manifestação teve dimensão bem menor do que sugere o termo “nacional” adotado. Além disso, portugueses favoráveis à presença de Lula se manifestaram na mesma ocasião com a mesma intensidade – ou seja, sem grande apelo popular.
O presidente brasileiro também foi alvo de protesto de deputados da extrema direita quando discursou no parlamento durante a celebração do 49º aniversário da Revolução dos Cravos. O presidente da casa cobrou respeito da oposição.
A seguir, Lula viajou à Espanha, onde manteve encontros com empresários e centrais sindicais. Foi a primeira viagem de presidente à Europa neste terceiro mandato. Antes ele esteve na Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos. Assim como em Portugal, em nenhum dos país foi sugerida a expulsão do chefe de estado brasileiro, que em apenas cumpriu compromissos oficiais.