Na consulta espontânea a diferença é menor: 41% a 32%. Petista ganhou força em ambos os cenários
A 9ª rodada de levantamentos eleitorais à presidência, divulgada nesta segunda-feira (15) pela FSB Pesquisa e encomendada pelo BTG Pactual, revela a manutenção um crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está com 45% das intenções de voto no cenário estimulado – aquele em que os nomes são apresentados -, contra 34% de Jair Bolsonaro (PL). Atrás vêm Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 2%. Os que não vão votar, não possuem candidato, optarão pelo voto nulo ou não votarão em nenhum dos candidatos são 8%. Com relação ao levantamento FSB/BTG anterior de intenções de voto à presidência, divulgado em 8 de agosto, no cenário estimulado Lula aparecia com 41% e Bolsonaro 34%.
Já no cenário espontâneo – – quando os entrevistados anunciam livremente seus candidatos -, Lula tem 41% contra 32% de Bolsonaro. Ciro tem 3% e Tebet, 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Os que não sabem, votarão nulo ou não querem participar do pleito somam 22%. Na consulta espontânea de 8 de agosto para 1º turno, a distância ficou em 7 pontos, com Lula somando 38% e Bolsonaro, 31%.
Com o andamento das campanhas, alguma características eleitorais aparecem com mais nitidez. Lula e Bolsonaro seguem tecnicamente empatados no Sudeste, que reúne 43% do eleitorado. No primjeiro turno, o petista mantém ampla vantagem entre os eleitores do Nordeste: 64% a 19%.
na simulação de 1º turno. “Desde a primeira rodada da pesquisa, Lula e Bolsonaro possuem perfis de eleitores bem definidos. Até o momento, as variações são sutis e a disputa segue estável. Com o começo oficial da campanha eleitoral, é preciso acompanhar mais de perto as flutuações na região Sudeste, onde a disputa, hoje, se encontra empatada”, diz André Jácomo, diretor do Instituto FSB Pesquisa.


2º turno
Em um cada vez mais provável segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a vantagem é do petista, que no cenário estimulado e único, venceria com 53% dos votos, contra 38% do atual mandatário, com 10% dos eleitores optando por não votar ou votar em branco.

A pesquisa
Pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone (via CATI), entre os dias 12 e 14 de agosto de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Para definição da amostra, o Instituto FSB Pesquisa controlou as seguintes cotas: (a) sexo, (b) idade, (c) escolaridade, (d) tipo de telefonia e (e) DDD. Devido ao arredondamento, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%. Registro da pesquisa no TSE: BR-00603/2022.