Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Lula diz que embargo dos EUA contra Cuba é ilegal

Presidente participa de Cúpula do G77

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (16), durante discurso na cúpula do G77+ China em Havana (Cuba), que o embargo econômico do governo dos Estados Unidos contra o país caribenho é “ilegal.”

“O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral. Rechaçamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo”, afirmou Lula.

Lula disse que as sanções sufocam o regime e que não fazem sentido. Elas também afetam o Brasil, impedindo o pagamento da dívida da ilha, cujo valor é de US$ 538 milhões (R$ 2,6 bilhões). O presidente prometeu abordar o tema durante reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, na próxima semana, quando irá participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente também defendeu que os países ricos financiem ações para preservação do meio ambiente. “O princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, permanece válido. É por isso que o financiamento climático tem que ter assegurado a todos os países em desenvolvimento, segundo suas necessidades e suas prioridades”, afirmou Lula.

O petista ainda defendeu durante seu discurso uma regulamentação das plataformas digitais para enfrentar a propagação de conteúdos antidemocráticos e discursos de ódio.

O G77 é uma coalizão de nações em desenvolvimento cujo objetivo é promover interesses econômicos de seus membros e discutir os problemas que afetam o Sul Global.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.