Document
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Laboratórios alertam para o risco de falta de testes

Os testes para o diagnóstico da covid-19 no Brasil podem acabar por falta de insumos, alrtou nesta quarta-feira (12) a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). De acordo com a associação, a recomendação de momento é priorizar a testagem em pacientes seguindo uma escala de gravidade.

Em nota, a Abramed informou que a alta transmissibilidade da variante ômicron é a principal causa do aumento exponencial de casos, podendo tornar a capacidade global de testes insuficiente. A associação afirma que se os estoques não forem recompostos, rapidamente poderá ocorrer a falta da oferta de exames PCR e de antígeno.

“Quando avaliamos as notícias que vêm de outros países, de que eles já estão sem insumos, é certo que o problema chegará ao Brasil. Não é possível mensurar neste momento até quando poderemos atender, pois os estoques são variados dependendo do laboratório e da região, mas há um risco real de desabastecimento”, explica o presidente do conselho da Abramed, Wilson Shcolnik.

Segundo Shcolnik, o ideal seria que sejam submetidos a testes apenas os pacientes que apresentem sintomas mais graves, como os hospitalizados, que sofreram cirurgias, de grupo de risco, profissionais da saúde e quem atua em serviços essenciais. “Assintomáticos e pessoas com sintomas leves, que devem permanecer em isolamento até que o cenário seja normalizado, deixando a possibilidade de teste para os pacientes mais críticos”, acrescentou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.