Com 1% nas pesquisas, Avante adere à coligação petista de nove partidos
O candidato do Avante à Presidência da República, André Janones, anunciou nesta quinta-feira (4) que desistiu da disputa para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio ocorreu após um encontro com o petista, em São Paulo. “O Lula está encampando também essa luta junto conosco, com a nossa candidatura, que nesse momento a gente retira e unifica a candidatura presidencial. A partir deste momento ela está unificada e passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”, declarou Janones durante live ao lado de Lula.
Apoio esperado
Janones, que é deputado federal por Minas, já vinha sinalizando que abandonaria a corrida pelo Palácio do Planalto. Na semana passada, após conversar com Lula por telefone, havia declarado que a aliança com o petista “caminha para dar certo”. Na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada, Janones marcou 1% nas intenções de voto.
O agora ex-candidato do Avante afirmou nos últimos dias que as duas principais condições que colocaria para o ex-presidente Lula em troca do apoio eram: Auxílio Brasil permanente de R$ 600 e mais investimentos no SUS para tratamento de saúde mental. Com o apoio do Avante, agora a campanha petista conta com nove partidos na coligação – formada por PT, PSB, Psol, Rede, PCdoB, PV, Solidariedade, Avante e o Agir.