Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Inferno na Torre Eiffel é fria

Circulam nas redes sociais vídeos gerados por inteligência artificial (IA) com o monumento em chamas

Vídeos que mostram a Torre Eiffel em chamas circulam nas redes sociais desde o início de janeiro de 2024. Em um deles, postado no TikTok no domingo (21), uma pessoa lamenta não ter realizado o sonho de conhecer o monumento parisiense, que ficaria destruído. Balela.

A busca pela expressão “Eiffel” no TikTok revela que existem centenas de milhares de visualizações de vídeos semelhantes, com legendas em vários idiomas. Porém, é tudo falso e gerado por inteligência artificial (IA).

Câmeras com transmissão ao vivo instaladas em prédios próximos ao monumento mostram, como esperado, que tudo permanece intacto. Uma busca avançada nos perfis oficiais da polícia e dos bombeiros de Paris também não retorna com qualquer relato de incêndio na torre. Tampouco a brincadeira foi considerada nos noticiários e portais mais sérios.

O perfil oficial da Torre Eiffel no Instagram compartilha fotos do monumento coberto de neve tiradas em 18 de janeiro de 2024, sem qualquer menção a um suposto incêndio. Tanto no TikTok quanto no Facebook, os perfis oficiais publicaram informações sobre a venda de ingressos para visitas, com direito a uma taça de champanhe durante a visita ao segundo andar. O único senão seriam as obras de manutenção e renovação no último andar, com fim previsto para 9 de fevereiro.

Vale ressaltar que os parisienses são um tanto traumatizados com incêndios. No final da tarde de 15 de abril de 2019 um incêndio devastou a Catedral de Notre-Dame, distante 4 quilômetros e outro símbolo da cidade, assim como o Louvre e o Arco do Triunfo.

É importante lembrar que a torre já foi atingida por um incêndio real. Em 25 de maio de 2003, um curto- circuito provocou chamas no segundo andar. O fogo foi controlado em uma hora, após ter provocado danos significativos.


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.