Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Hospital de Nova York alega ter criado a ButanVac

Anunciada pelo Instituto Butantan e pelo governo paulista como uma vacina 100% nacional contra a covid-19, a ButanVac teria sido desenvolvida pela Escola de Medicina Icahn, ligada ao Hospital Mount Sinai, de Nova York, apontou o site da Folha S.Paulo, no final da tarde desta sexta-feira (26). A controversa informação foi dada pelo professor do departamento de microbiologia do instituto, Peter Palese (imagem), um dos maiores especialistas mundiais em influenza. Uma solução como a ButanVac consta em um estudo publicado em dezembro de 2020, assinado por pesquisadores do Mount Sinai e da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, explicou que a vacina é de desenvolvimento integral brasileiro (confira a nota oficial abaixo), a partir de parcerias em um consórcio internacional. O Mount Sinai afirmou que foi procurado para fornecer o vetor da vacina. Durante o anúncio de quinta-feira (26) da ButanVac, o governador João Doria (PSDB) (imagem) e o diretor Dimas Covas não fizeram qualquer menção ao trabalho dos pesquisadores americanos.

A resposta do Butantan

Confira a nota oficial:

“O Instituto Butantan esclarece que a produção da ButanVac, primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus, é 100% nacional, conforme anunciado na manhã desta sexta-feira, 26/3, em coletiva de imprensa. É importante ressaltar que a ButanVac é e será desenvolvida integralmente no país, e o consórcio internacional tem um papel importantíssimo na concepção da tecnologia e no suporte técnico para o desenvolvimento do imunobiológico, algo imprescindível para uma vacina segura e eficaz. No Brasil, o desenvolvedor da vacina é o Instituto Butantan. A vacina, portanto, é brasileira e dos brasileiros. A matéria publicada pela Folha de S. Paulo traz a comunicado não oficial de um pesquisador de instituição norte-americana. A instituição não autorizou a divulgação de seu nome em comunicados oficiais do Butantan sobre a nova vacina. Comunicados conjuntos serão feitos pelos integrantes do consórcio no momento oportuno, incluindo a instituição citada pela Folha. A vacina é do consórcio. A ButanVac é brasileira”.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.