Document
PATROCINADORES

Homenagem desnecessária ao agricultor

MONEY REPORT escolheu como sua Imagem Semana a homenagem da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), na quarta-feira (28), ao Dia do Agricultor. A intenção foi corriqueira, dada a importância do setor agrícola para a economia brasileira. Porém, a imagem de homem portando uma espingarda com mira telescópica ao ombro em um campo, é desrespeitosa em um país na qual a questão da posse e da proriedade rural é tratada muito na base da invasão e da violência fatal.

Postada no Twitter, a mensagem causou indignação por exaltar positivamente o problema de terras no Brasil, reabrindo a velha caixa de pandora da Lei de Terras do Segundo Império. Em reposta, o Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) emitiu uma nota de repúdio: “A manifestação é uma demonstração indigna de quem tomou o lado do escravagista, do jagunço, do capitão do mato, do grileiro e do desmatador, que ignora a realidade de um país que ainda não se reconciliou com seu passado, marcado pela destinação da terra a endinheirados, marginalizando a população”.

Vale destacar que a imagem foi obtida de um banco de imagens ao custo de R$ 3.000,00. Após a repercussão negativa, a Secom apagou a publicação e fez outra menos agressiva, descando a redução das invasões, de acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Foto reprodução

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.