Ministro de confiança do presidente Lula deverá deixar o cargo na próxima semana e iniciar oficialmente a disputa contra a reeleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos)
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deixará o comando da pasta na próxima semana para concorrer ao governo do Estado de São Paulo. De acordo com informações da jornalista Ana Flor, do G1, a expectativa é que o petista deixe o governo na quinta-feira (19), a tempo de cumprir o período estabelecido pela Constituição.
Apesar de ter demonstrado resistência, Haddad aceitou o pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disse precisar dele na disputa ao Palácio dos Bandeirantes, contra o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com o G1, o acirramento da disputa presidencial, em especial depois da divulgação da pesquisa Datafolha no último sábado (7), foram o argumento final para convencer o ministro. Haddad argumentava, em conversas internas do governo, que Lula estava em uma situação bem mais positiva na corrida presidencial do que em 2022, quando disputou com Bolsonaro ocupando a cadeira de presidente.
No entanto, as pesquisas têm mostrado um segundo turno muito apertado entre Lula e o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ). Por isso, segundo as fontes ouvidas pelo blog, a presença dele na disputa em São Paulo, importante colégio eleitoral, tem sido considerada fundamental para o governo.
De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada no domingo (8), Haddad apresenta um desempenho melhor que outras possibilidades ventiladas pelo governo, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a ministra Simone Tebet (MDB).
O ministro da Fazenda, no entanto, ainda aparece atrás de Tarcísio nas intenções de voto. O atual governador do estado tem 44% das intenções de voto, na pesquisa, ante 31% do ministro da Fazenda.
O que MR publicou
