Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Governo pede suspensão de cobrança da tarifa Pix da Caixa

Nova decisão deve ser anunciada após volta de Lula ao Brasil

O Palácio do Planalto solicitou a suspensão da cobrança da tarifa Pix anunciada pela Caixa Econômica Federal na noite de segunda-feira (19). De acordo com nota, o Planalto informou que a cobrança sobre transações via Pix realizadas por pessoas jurídicas ficará suspensa até o retorno do presidente Lula.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta terça-feira (20) que a determinação foi um pedido do presidente, que está no exterior. O ministro afirmou ao G1: “Foi pedido que suspendesse temporariamente até o presidente estar de volta semana que vem. Então vamos aguardar o retorno do presidente para avaliar essa medida”.

O anúncio da Caixa Econômica pegou de surpresa auxiliares do governo e gerou repercussão negativa no mercado. Integrantes do Ministério da Fazenda, por exemplo, não estavam sabendo da medida.

O ruído de comunicação ocorre a menos de uma semana da reunião ministerial em que o presidente convocou os integrantes dos 37 ministérios, mais dirigentes dos bancos públicos, entre eles a Caixa Econômica. Em um dos recados endereçados aos auxiliares, o mandatário pediu nenhum novo anúncio – de modo que o objetivo é entregar e concluir o que já foi prometido. Outra dura do petista, é que o alto escalão do governo não atropele os demais ministérios e façam anúncios em conjunto, de preferência alinhado com a secretaria geral de comunicação e com a Casa Civil.

Há informações de que o anúncio da cobrança gerou uma repercussão negativa e que o governo federal demonstrou preocupação com a medida.

BB e Santander também cobram tarifas

A Caixa ressaltou que a cobrança, que começaria a ser feita em 19 de julho, é autorizada desde novembro de 2020, conforme Resolução do Banco Central nº 30/2020, e que outros bancos já aplicavam tarifas para a operação.



O que MONEY REPORT publicou


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.