Document
PATROCINADORES

Governo Bolsonaro é rejeitado por 52% e Lula mantém liderança, aponta pesquisa

A pesquisa Exame/Ideia divulgado nesta sexta-feira (12) mostra que a rejeição ao governo Bolsonaro está em 52% contra 23% dos que aprovam. Além disso, atuação de Bolsonaro frente ao Poder Executivo é desaprovada por 54% contra 23% que aprovam.

O ex-presidente Lula se mantém a frente de todos os outros candidatos em todos os cenários para a disputa nas eleições de 2022 no primeiro turno. No cenário do segundo turno entre o petista e Bolsonaro (que anunciou que irá se filiar ao PL), diferença entre eles é de 12 pontos percentuais favoráveis a Lula, que venceria com 48% dos votos válidos, enquanto o Bolsonaro perderia com 31%.

Eleições

Pesquisa espontânea

  • Lula tem 25% contra 18% de Bolsonaro. Ciro Gomes continua sendo líder da terceira via com 3%. Tanto João Doria quanto Sergio Moro tem 1% dos votos. Eduardo Leite não pontuou. Nulo/Branco ficou em 10%. Indecisos 44%

Pesquisa estimulada

1º turno

  • Lula têm 35% contra 25% de Bolsonaro. Ciro Gomes lidera a terceira via com 7%, seguido de Sergio Moro com 5%. Tanto João Doria quanto Eduardo Leite têm 2%. Luis Henrique Mandetta, Alessandro Viera, Rodrigo Pacheco e Cabo Dacioclo possuem 1% das intenções de voto. Felipe D’ávila e Simone Tebet não pontuaram. Nulo/Branco ficou em 8%. Indecisos 12%.

1º turno

  • Se as eleições fossem na data perguntada, Lula venceria contra todos os cinco cenários em que foi colocado, acima dos 39%. Bolsonaro aparece em segundo, com uma margem de 28%. Ciro Gomes mantém seu status de líder da terceira via, chegando a 12% no quinto cenário imposto contra Rodrigo Pacheco, que apenas fica com 2% dos votos, sendo este o que menos pontuou. Os demais, João Doria, Sergio Moro, Eduardo Leite, Mandetta, ficam com uma média de 7,7% dos votos.

2º turno

  • Nos cinco cenários apresentados pela pesquisa, Lula vence em todas as disputas acima dos 40% das intenções de votos em que é colocado. Ciro Gomes (PDT) é o candidato que arremata votos contra o petista, 31% contra 44% de Lula. Com Bolsonaro, o levantamento simulou a votação em dois cenários, além do segundo turno com Lula. Pela primeira vez desde o início da sondagem, Ciro Gomes (PDT) venceria o atual presidente, com uma margem de 4%.

Reeleição

  •  A pesquisa perguntou se Bolsonaro merece ser reeleito, para 64% não e 29% acreditam que sim. 7% não sabem.

Veja a pesquisa completa:

A pesquisa foi realizada entre 9 e 11 de novembro, em todo o Brasil, com eleitores acima dos 16 anos. Foram ouvidas 1.200 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais e menos. O nível de confiança é de 95%.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.