Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nenhum comentário

Governadores poderão pagar encargos de empresas por dias parados?

Governadores poderão pagar encargos de empresas por dias parados?

O presidente Jair Bolsonaro levantou nesta sexta-feira (27) a possibilidade de prefeitos e governadores pagarem indenização por decretarem o fechamento do comércio e serviços por causa da pandemia do novo coronavírus. Bolsonaro (veja abaixo) citou o artigo 486 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para afirmar que os encargos trabalhistas poderão ser de responsabilidade dos respectivos chefes de Executivo durante os dias parados. Em entrevista a MONEY REPORT, o advogado Antonio Vasconcellos Jr., sócio da Advocacia Castro Neves Dal Mas, explica que a legislação de fato prevê a indenização. Para ele, no entanto, de forma prática, dificilmente haverá o pagamento feito pelo Estado.

“Porque temos um aspecto de força maior que será alegado e foi reconhecido pelo governo federal, que é a saúde pública”, destaca o advogado. “Além da falta de recursos por parte do órgão público para isso”, acrescenta.

Vasconcellos Jr. acredita que, mesmo assim, a fala do presidente irá estimular os empresários e comerciantes a tomarem as medidas cabíveis para obter o esclarecimento das autoridades municipais e estaduais. “Dificilmente essas ações devem prosperar”, completa.

Envie seu comentário

1 + 13 =