Dança das cadeiras consolida aproximação do PP e do União Brasil com a administração petista
A minirreforma ministerial para acomodar os mais recentes aliados do Centrão foi confirmada. No início desta noite de quarta-feira (6), o Palácio do Planalto informou que o líder do PP-MA na Câmara, André Fufuca (à esquerda), e o deputado federal Silvio Costa Filho, do Republicanos-PE (à direita) são, respectivamente, os futuros ministros do Esporte e dos Portos e Aeroportos.
Ambos posaram ao lado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (ao centro). Antes, todavia, mantiveram uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada, a residência oficial.
Com a mudança, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser perde o cargo no Esporte. Mais complicada é a relação com Márcio França (PSB), que deixa Portos e Aeroportos para ocupar, provavelmente, a futura pasta dedicada às micros e pequenas empresas.
A dança das cadeiras ministeriais foi uma cobrança duramente negociada entre o Executivo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que almeja mais poder e prestígio aos aliados para manter a base parlamentar do governo.
Antes de Fufuca e Costa Filho, o Ministério do Turismo foi para Celso Sabino (União-PA), que substitui Daniela Carneiro (União-RJ).
De acordo com a assessoria de comunicação do governo, as nomeações e posses dos novos ministros devem ocorrer só na próxima semana, após o retorno de Lula da reunião do G20, na Índia.